quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Meu Pai, meu herói.



Hoje é um dia muito especial pra mim mesmo se comparando-o ao Natal, Réveillon ou outras datas comemorativas...
 Há alguns anos atrás, antes mesmo que eu nascesse você estava lá.... Não lembro como era nossa relação, mas depois que nasci, cresci um pouco e tive entendimento pra saber algumas coisas, eu já te olhava e dizia “Papai”.  A partir de então eu sempre me lembro de estar ao seu lado ou você estar do meu.
Ainda criança lembro-me que diferente dos pais das minhas amiguinhas da escola que escutavam músicas sertanejas, bregas e afins; eu o ouvia cantando no banho “Cisne Branco”, “Hino da Bandeira”, “Hino Nacional”...  Eu achava o máximo. Em uma pequena cidade de 6 mil habitantes dizer que meu pai tinha sido da Marinha -  na época do meu nascimento -  e tinha até feito treinamento de Guerra na África, fazia dele o meu herói.
Eram muitas histórias que ouvia daquela época e tinha o medo de piscar os olhos e perder  alguma vírgula que seja. Enquanto as crianças ouviam histórias do Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau ou Cinderela, até mesmo Rei Leão, eu ouvia sobre a miséria de alguns países Africanos, viventes em conflitos e ditaduras (algumas abolidas recentemente), talvez esses relatos fizeram de mim uma pessoa mais humana, pra não dizer que se herdei algo de você, com certeza foi seu coração enorme...
Meu pai, meu herói.
A palavra herói é definida como “Alguém que estava no momento certo e na hora certa quando foi preciso”.  E, essa definição cai como uma luva sobre você, pois, olhando pra traz  você sempre estava ali, do meu lado.  Lembro-me de apoiar meus pés sobre os seus e você caminhar lentamente pra que eu não caísse. Lembro também de quando fez o mesmo com o Niel quando ele estava aprendendo a andar... Lembro das histórias antes de dormir, das tardes que me levava pra loja pra ficar com o Senhor, dos cadernos que me dava pra que eu brincasse de escolinha, lembro até das revistinhas em quadrinhos que o Sr. Sempre pegava nos Correios pra que eu aprendesse  a ler...  E como não lembrar de quando eu tive o acidente  e me queimei toda...Lembro perfeitamente do Sr. chegando na fazenda do vovô e eu correndo pra te encontrar quando tudo aconteceu, foi triste, mas superei porque além de ter muitos anjos na minha vida, o meu herói sempre estava ali presente.
Impossível não lembrar também da minha primeira bicicleta que era lilás com cestinha que o Senhor me deu de presente de Natal  e pela primeira vez me empurrou dizendo pra não ter medo... eu cai várias vezes naquela bicicleta, assim como por várias vezes cai na vida, e sempre você estava lá.
Quando nasci e no tempo que tive que permanecer hospitalizada por ser prematura; quando  aprendi a dizer as primeiras palavras, quando chorava horas sem dormir; quanto tinha fome e quando aprendi a caminhar; quando tinha pesadelos, medos, dúvidas, incertezas... quando queimei, quando cai de bicicleta, quando cortei a cabeça... Ah nesse dia lembro de você segurando a  minha mão enquanto faziam os pontos.  No meu primeiro prêmio de Redação que foi pro Estado de Minas, eu disse: “ Pai preciso escrever sobre Tiradentes”. E você respondeu: “Ele foi o Mártir da Inconfidência”. E, usando sua palavra que até então era desconhecida no meu vocabulário, eu venci com orgulho o concurso. Depois várias outras redações, trabalhos, curiosidades, palavras novas foram acrescentadas ao meu cotidiano.
Você foi meu herói quando me achava estranha pela minha cicatriz e você com todo jeitinho dizia que eu era linda; quando ressaltava em mim qualidades que eu nem sabia que tinha; quando puxava minha orelha quando fazia algo de errado; quando me dava conselhos e me mostrava sempre os dois lados de uma situação. Você esteve do meu lado quando pela primeira vez, menstruei e tive vergonha de dizer pra Mamãe... e quando tive minha primeira decepção amorosa e achei que o mundo fosse acabar, foi você que sentou no meu lado da cama e com palavras duras, disse que aquilo ia passar...  No meu primeiro vestibular você me inscreveu até com seus números de documentos porque queria me fazer uma surpresa e ela foi tão grande que eu só soube na hora de fazer a prova... hehe 
Em tantos outros momentos você estava ali. Uma hora era eu que sentia ciúmes de você, no ano passado quando pela primeira vez levei alguém em casa e apresentei como meu namorado – foi você que sentiu ciúmes embora o tivesse tratado muitíssimo bem.
Acho que foi difícil entender que eu cresci, ou melhor, envelheci. Porque convenhamos que eu não cresci muito.. (rsrs) Embora eu tenha sempre me virado sozinha, pois foi algo que o Sr. nos ensinou muito bem,  acho que o Senhor se recusava acreditar que eu não era mais uma criança...  Nem longe de vocês, como quando fui pra Teo você via isso... Nem quando eu tinha todos os seus problemas comigo e tentava resolvê-los, nem quando eu cuidava de suas coisas e achava que você não me valorizava por isso... É, isso não é ciúmes ou reconhecimento, é apenas amor de Pai que se resume em cuidado.  O mesmo que o imagino sentir por eu estar aqui hoje, longe de vocês...
Nessa trajetória eu não me lembro de algumas coisas, como vê-lo  sendo soberbo, estúpido, grosso, mal educado, ignorante .... Exemplos que Graças a Deus eu não tive em casa. Também não me lembro do Senhor indo em reuniões escolares nossas, na verdade nem você e nem a Mamãe. Vocês diziam sempre que não iam por que nós nunca demos trabalho e nossas notas eram excelentes...  Entretanto,  eu lembro que meu pai era sempre alguém que estava no  meio de grupo que “Reivindicava” mudanças;  Tanto na escola como membro do Colegial quanto na sociedade. Se não fosse por você, pela sua inteligência, seu poder de comunicação os moradores de Gonzaga demorariam muito para ter água encanada e limpa.  Tem igrejas que não teriam se estabelecido por lá, enfim... Uma pena que as pessoas se esquecem com facilidade, mas como tomada de exemplo, eu não.
Acho que é isso que incomoda alguns, é a sua inteligência, seu coração puro e bom. Elas sentem inveja, pois, mesmo nas adversidades você sempre está com um sorriso no rosto e disposto a ajudar alguém.
Então posso concluir com isso que você não foi apenas meu herói e do Niel, mas foi também gigante para várias outras pessoas que encontrou no seu caminho, como por exemplo, a grávida que o Sr. foi dar socorro e acabou tendo que fazer o parto dentro do carro pois, não conseguiu chegar a tempo no hospital.  Pra ela você foi muito mais que um herói, foi você quem ajudou a trazer a criança dela  ao mundo, claro com o toque do poder de Deus.
Agora, portanto você não é apenas o nosso herói, como sei que é também um grande irmão, grande amigo, excelente filho, super tio e sobrinho... Você é avô, né?!.. E tem a chance de ensinar pro Inácio, melhor pro Luiz Inácio – o nome que você queria pra ele – todos os valores que passou pra nós durante esse tempo. Espero ainda que tenha um netinho da minha parte também, então pra isso o Senhor tem que se cuidar pra viver inúmeros anos ainda... =)
Então Pai, nesse dia especial eu quero agradecer à Deus em primeiro lugar, pessoa maravilhosa que o Senhor é. Você é um ser incomparável. Sei que já vencemos muitas batalhas e ainda teremos muitas outras pela frente, mas sabemos que somos cuidados por Deus e sua misericórdia e amor nos basta; além de que sabemos que temos um ao outro e uma família maravilhosa que nos acalenta e conforma. Ninguém é feliz sozinho, por isso você incomoda tantas outras pessoas, pois, amigos verdadeiros você tem inúmeros...  
Que Deus te abençoe sempre te guarde por onde você estiver... Que você tenha sempre saúde, esteja sempre rodeado de amor, de paz, carinho, atenção e principalmente tomado pelo amor de Deus.  Eu te amo muito e  queria muito poder te dar um abraço hoje, mas como não foi possível... Não esqueça o quanto eu te amo.
Portanto, comemore a maravilha de ser você! Hoje não é um dia qualquer é o dia do seu aniversário. Tire os sonhos de dentro do armário... Repare como o tempo faz mágica... Pense nos velhos tempos e vire uma página da vida.
Hoje é o seu dia, tome alegria, brinque à vontade, o que vale é a felicidade... E comemore a maravilha de ser alguém tão especial como apenas você é.  Te amo Pai, meu herói. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário