quarta-feira, 19 de junho de 2013

O que acontece com o seu voto?



       
O Brasil acordou, o povo brasileiro acordou! Acordamos pra realidade de perceber que o poder do nosso país está em nossas mãos. Somos nós responsáveis por eleger nossos governantes como também  os  responsáveis por cobrar do governo e demais órgãos públicos toda transparência, todo respaldo para com o povo brasileiro e sobretudo ética profissional.
Muito além desses protestos por baixa de tarifas de ônibus e demais transportes públicos ou apoio a algum candidato ou desafeto por outros – questões partidárias – está o nosso desejo de ver um país justo, digno, limpo de corrupção, onde os direitos adquiridos por nós através da Constituição estejam em primeiro lugar. Direitos esses que é o mínimo que podemos esperar de um país tão rico quanto o nosso; direito à saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, salários dignos, cumprimento das leis dos idosos, crianças e adolescentes, mulheres, trabalhadores, etc.
Mas como adquirir esse país dos nós sonhos se para “crescermos“ é necessário tanta corrupção junto?! Sim, isso mesmo que você leu. Pra que alguma coisa aconteça nesse país com certeza há alguém recebendo algo em troca. E sabe de quem é a culpa? Não é da Presidência da Republica, culpa é toda, absolutamente toda nossa.
Você alguma vez já parou pra pensar no que acontece quando alguém que recebe o seu voto é eleito?  Seja um vereador, seja um prefeito, deputado, governador, etc?!..  É bem assim que funciona...
Há uma eleição de prefeitos em que você vota em um candidato chamado “A” e esse candidato é do partido “Amarelo” e é apoiado por dois deputados um federal e outro estadual, sendo que muitas vezes esses deputados nem são do próprio partido “amarelo” e sim os que oferecem mais recursos pra campanha. Enfim.. O seu prefeito “A” vence as eleições e quer mostrar serviço. Aí ele vai atrás  do deputado estadual pedir recursos pra realizar alguma obra em sua cidade e diz : _ Se você conseguir essa verba eu apoio você daqui a dois anos pra eleição a deputados (o que nos remete a uma simples troca de favor). Aí o deputado não quer saber quantas pessoas serão ou não beneficiadas com isso, a primeira questão analisada é quantos votos aquela aliança renderá, quantos eleitores serão beneficiados - vejam bem, eleitores -  e se o número não for rentável ele estipula outras formas de conceber uma aliança.  O deputado estadual que provavelmente você votará daqui a dois anos diz: _  Dou a verba se :
a)      O valor dá obra estimado é de R$ 1000.00 reais (é apenas um valor para exemplo), quero que me devolva 10 % desse valor, ou seja,  nesse caso dez mil reais;
b)      Tenho um assessor que quero fique à frente de “tal” órgão público, então quero que você Prefeito “A” garanta seu apoio a ele;
c)       Que a empresa responsável por ganhar a licitação seja a que eu indicar (Isso pode ser na compra de merenda escolar, papelaria, materiais pra saneamento público, materiais pra saúde pública em geral, etc.);
Bom, o prefeito não só aceita como muitas vezes pega mais 10%  do valor da obra pra ele próprio e a realiza com apenas 80% do valor estimado sendo que muitas vezes trocam os materiais usados nas mesmas por de péssima qualidade.  Isso quando não se fazem uma empresa de construção em nome de algum “laranja” e é sempre essa empresa que ganha todas as licitações da cidade, incrível né? ..  O processo licitatório é sempre burlado nas prefeituras e o mais impressionante é que é sempre uma empresa aliada a prefeitura que vence as licitações. Nossa, como há troca de favores aí!.. E quando os serviços são terceirizados então, puts, melhor nem comentar! E os convênios que as prefeituras firmam com planos de saúde, com quem garante recebimento de tais verbas?!.. Ai, ai, ai.. Muitos desses esquemas já são conhecidos da População, são as chamadas operações da Policia Federal que tem apoio do Ministério Publico em muitos casos para desarticular essas quadrilhas, tendo como exemplo operações intituladas “João de Barro”, “Sanguessuga”, etc.  E mesmo quando são desmascarados, presos, noticiados como muitos foram através dessas mesmas operações, eles simplesmente mentem e diz desconhecer qualquer irregularidade pra que na próxima eleição você vote no mesmo esquema corruptível.
Ahhh! Claro você votou em um vereador pra fiscalizar a prefeitura na mesma eleição, não foi? Esquece! Se o vereador é oposição ele nunca terá um projeto apoiado na Câmara Municipal nem que esse projeto tenha sido estudado, analisado e seja extremamente importante para a população. Pra ele ter algum projeto votado ele terá que pagar - isso mesmo - pagar outros vereadores pra que o projeto seja votado. Mas, quando é de interesse do prefeito como criação de algum cargo publico pra beneficiar alguém que age de acordo com o que o próprio quer, então ele mesmo faz as articulações, oferece benefícios quer seja  em processos licitatórios ou em ocupações de cargos públicos. E sabe quando isso irá acabar? Nunca! Porque todos lucram com isso!.. Aí no final do mandato de 4 anos todos estão de acordo com  o sistema e a “maquiagem” realizada nas contas das prefeituras são aprovadas, mesmo que em muitos casos o próprio TCU (Tribunal de Contas da União) discorde.
        Vamos agora ao Governador do Nosso estado! Acha que ele fica de fora? E quem é mesmo o responsável pra  indicar o chefe da Administração Publica, de Segurança, de Transporte publico, Educação de todo estado? Quem é que pede recursos da União para construção de estradas, hospitais, creches, casas populares? Vocês podem me responder?  A diferença é que o Governo Federal onde o chefe do poder executivo é a nossa Presidenta libera os recursos de acordo com os projetos apresentados que estejam dentro do orçamento anual de investimentos e independente das legendas dos partidos que estão à frente dos estados.  E não podemos esquecer que o Governador é responsável por administrar todos os recursos de responsabilidade estadual, contando com próprio recurso que os estados têm em arrecadação tributária. E com esse poder nas mãos  a roubalheira ou troca de favores continua, mas entre o Governador e deputados, Governador e Senadores.. Governador e partidos políticos.  
Ah, claro! Isso é apenas em âmbito estadual. Vamos então ao âmbito federal.  Vejamos como é fácil pra Dilma governar um país tão rico como o nosso e tão cheio de corrupção.   Tem gente que nem sabe administrar a própria vida, nem a própria casa e acha fácil ser Presidenta de uma nação como a nossa.
Bom, pra quem não sabe a primeira tarefa quando se assume a presidência é ficar a par dos gastos públicos, se reunir com ministros da saúde, educação, transporte, segurança publica, justiça, agricultura, casa civil, etc. Aí são analisados o tanto de recursos que tem pra investir  e fazem um projeto que visam melhorar o país. O projeto é enviado pra Câmara  de Deputados Federais e por melhor que seja  esse orçamento, a Câmara representada pelos deputados no qual nós votamos,  olham é pro umbigo deles, pouco estão lixando pra população. Vocês acham que eles estão preocupados em beneficiar o povo? Que se dane o povo que votou neles, eles querem apenas uma coisa, status, dinheiro e poder. É a minoria que age com ética o resto é uma corja de aproveitadores, manipuladores e independente de partidos políticos porque isso acontece tanto na direita quando esquerda.
Então, os excelentíssimos deputados federais que elegemos, se reúnem com seus partidos e dizem que só votam no orçamento se:
a)      O partido tal ficar a frente de tal ministério;
b)      Se a empreiteira a realizar tal obra seja  alguma que eles indicarem;
c)       Se a frente do Banco Central esteja tal pessoa;
d)      Se  a frente de cargos públicos onde há nomeações estejam tal  pessoa; e por aí vai.

Quando por fim orçamento é aprovado na Câmara ele passa pro Senado onde tudo fica pior. Porque quem está lá visa o cargo maior do nosso país – A Presidência – e para isso eles deixam a ética todos os dias em casa ao levantar-se de manhã.
Imaginem se isso é apenas pra aprovar um orçamento o que acontece com os projetos de Lei ou emendas constitucionais que envolvam dinheiro? Vocês lembram da grande discussão que rendeu o projeto dos royalties do petróleo?  Estou dizendo alguma mentira por acaso?
E fora projetos polêmicos como do aborto, de casamento de pessoas do mesmo sexo, etc.. Por traz desses projetos tem dois grupos de pessoas comuns que são a favor ou contra, quem vota são os deputados e senadores e a Presidenta é apenas responsável por sancionar a Lei, embora seja em cima dela que ficam todas as cobranças e críticas.
Um exemplo claro de como o legislativo que anular o poder do executivo é  a PEC 33,  quem já teve a curiosidade de pesquisar sobre o assunto? E porque os deputados aprovaram a PEC 37 que extingue o poder de investigação do Ministério publico? Sendo que querem retirar do MP uma atribuição que não está  dita na Constituição?!  Vocês sabem o porquê disso? Simples! O Ministério público se encontra nas comarcas estaduais e federais e por ser um cargo próximo à população, ou seja, em que á população tem acesso para procurar informações e fazer denúncias, acabam sendo eles responsáveis por descobrir todas as “articulações” políticas desses prefeitos, deputados... enfim, desse circulo vicioso. O MP é uma pedra no sapato dos corruptos!
Gente, nosso país está cercado de corrupção. Desde na policia militar, civil, federal, nos governos, no judiciário.. Eu mesma vi a pouco tempo uma venda de sentenças absurda no TRE-MG, claro, basta apenas ser inteligente e entender um pouquinho que seja de lei e saber dos interesses de quem está por traz dos acusados pra saber que houve corrupção. Mas nosso país vive disso e a culpa é toda nossa porque no ano que vem você vota no mesmo candidato. E daqui a 3 anos você continua votando nas mesmas pessoas. Uma prova disso é quantidade de políticos ficha suja ocupando cargos públicos, que nojo!
Não é porque hoje saímos à rua pra protestar signifique que iremos mudar o país. É o começo! Realmente acordamos, entretanto é necessário fazer muito mais que isso.  É necessário cobrar explicações em qualquer setor em que você vá e acha que há um tratamento diferente com você, tanto pra bem quanto pra mal. Nós somos iguais e não há ninguém – absolutamente- ninguém que seja melhor que outra pessoa.
Vamos Brasil entender mais dos nossos direitos e procurar também estarmos conscientes dos nossos deveres. Quem está nas ruas hoje lutando pelas melhorias que tanto sonhamos, reflita também sobre os deveres que temos como cidadãos e sobre tudo em que votaremos nas próximas eleições.
Acho que pra quem está usando essa manifestação a fim de condenar algum partido político deveria primeiro analisar os dois lados. Veja bem de um lado está a Dilma que foi conhecida por ir ás ruas como nós estamos hoje,  por isso foi torturada e presa, por lutar por um Brasil melhor.  De outro lado estão vários partidos políticos colocando as manifestações como algo manipulável para que coloquem toda a população contra o PT e a Presidenta.  Certo, o PT está totalmente manchado pelo esquema do mensalão onde foi desviado muito dinheiro publico e isso é apontado o tempo todo pela oposição. E onde estão os demais governantes e o que eles disseram a respeito? O único que eu vi dizendo algo sobre a manifestação está cotado a ser candidato a Presidência da Republica e está fazendo das manifestações uma corrida política atrás do maior poder do Executivo, o  Senador mineiro Aécio Neves.
O que  me deixa indignada é que às mesmas  pessoas se deixam influenciar e tanto criticar o governo do PT não indagam ao Senador Aécio Neves onde foi parar os 4,5 bilhões de reais que era destinado ao saneamento básico de Minas Gerais quando era ele então Governador e Antônio Anastásia vice-governador (atual governador de Minas) do estado mineiro. O dinheiro desapareceu dos cofres públicos e ele está sendo processado por isso, por improbidade administrativa pelo TJMG. Vejam bem, se pronunciar às manifestações ele faz bem, mas quando se refere à erros cometidos por ele, nunca disse uma palavra e ainda manipula a imprensa mineira onde é o maior acionista dos principais meios de comunicação, vejamos 4,5 bilhões equivalem a setenta mensalões. Então, meus queridos não façam dessas manifestações revanches partidárias, precisamos é limpar o país dessa corrupção. Precisamos mais do que tudo votar em pessoas de ética, sermos responsáveis por fiscalizar nossos governos e cobra-los pelos serviços prestados ao nosso país e acima disso necessitamos urgente de uma reforma política, pois, após  varrer a corrupção tudo andará pra frente, estaremos livres de quem come pelas beiradas.
Eu conheço meus direitos, luto por eles e pelo que acredito! Eu sou a minoria que tem voz em um sistema corrupto e já fui ameaçada por isso. Minha família tem medo por mim, mas eu não consigo me calar porque quero um país justo, digno, limpo pra que a beleza natural que ele possui e tanto me orgulha seja somada as demais qualidades vistas em um país de primeiro mundo. Quero um país lindo pro meu sobrinho Inácio e que em um futuro muito próximo ele saiba que lutei por isso.
Se você acredita nisso e está acima de qualquer partido político, que quer assim como eu um país livre de corrupção, numa democracia limpa e transparente, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário