quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inveja, você se sente invejado?




          Inveja, um dos sete pecados capitais na tradição Católica é um termo muito usado por todos nós. Quem nunca se sentiu invejado ou sentiu uma “ponta de inveja” de alguém em alguma determinada situação?!Portanto, o que define a inveja?
Palavra proveniente do latim invidĭa, significa “o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não”. Representa a tristeza ou o pesar pelo bem alheio. Uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois, aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
A meu ver, inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem – e você não. Quando se sente invejado, você sente que aquela pessoa gostaria de ter aquilo que você tem ou estar no seu lugar, usufruindo ora do seu trabalho, ora da companhia dos seus amigos ou de um relacionamento. É um sentimento que sucumbe a felicidade.
            Por inveja e ciúmes, Caim matou Abel. Essa é uma entre tantas passagens bíblicas que revela um sentimento causador de muito mal aos envolvidos.
Ser vítima do desejo mal direcionado do outro pode trazer danos e muito incômodo, mas carregar o peso da inveja no peito também é uma situação horrível mesmo que a pessoa não tenha consciência disto. Cobiçar é um sentimento às avessas que encobre, na verdade, uma insatisfação pessoal muito grande. Em geral, são pessoas que acreditam que tudo de ruim acontece só a elas. Falta amor, falta dinheiro, faltam amigos, falta auotoestima. Por isto, quando olham os lençóis estendidos da vizinha eles lhe parecem sempre mais brancos; muito brancos; brancos azulados; um branco incômodo.
.- A inveja dos homens mostra o quanto se sentem infelizes, e sua atenção constante às ações e omissões dos outros mostra o quanto se entediam. - (Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão).
A inveja tem inúmeras formas de expressão: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, agressões, rivalidade, vinganças; pode ser explícita ou invisível (aos olhos). Nessa escala individual, ela costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal, ela está envolvida em muitos conflitos e rupturas; e na escala social e política, sua influência é imensa. Em todos os casos é um sentimento de frustração insuportável.
Uma pessoa invejosa é um ser insatisfeito, seja por imaturidade, repressão, frustração, etc. No geral, essas pessoas sentem, consciente ou inconscientemente, muito rancor contra outros que possuem algo que elas também desejam, mas que não podem obter ou não querem desenvolver (beleza, dinheiro, sexo, sucesso, poder, liberdade, amor, personalidade, experiência, felicidade). É por isso que o invejoso, ao invés de aceitar suas carências ou perceber seus desejos e capacidades e assim desenvolvê-los, odeia e deseja destruir todas as pessoas que, como um espelho, irão lembra-lo da sua privação. Em outras palavras, a inveja é a raiva vingadora do impotente que, em vez de lutar por seus anseios, prefere eliminar a concorrência.
Ser alvo da inveja alheia incomoda – pessoas invejadas sempre são vítimas de intrigas, fofocas, comentários ofensivos, ira, indiferença e pedidos de “me empresta por favor ”. No entanto, a inveja também cobra seu preço do invejoso. A cobiça é um grande veneno que corrói por dentro. A pessoa se agarra a um ideal de felicidade que talvez nem lhe sirva ou satisfaça, mas persiste neste desejo invejoso. "Se eu não tenho, ele também não pode ter". Mas quem acredita que é bom passar a vida toda desejando o que é do outro ao invés de fazer por si mesmo - e fazer de maneira original e única? Querendo o que é do outro, estamos impedindo o fluxo natural da vida.
Viver é um processo dinâmico de aprendizado e ficar paralisado desejando o status - seja lá de quem for - não traz satisfação alguma. Almejar a todo custo à vida alheia - seja material, emocional, profissional - não traz felicidade para ninguém. Mas o amor, sim, tem o poder de transformar o que não gostamos em nós, abrindo nosso coração para a verdadeira felicidade. É importante entender esse sentimento negativo tornando o coração mais receptivo ao que realmente traz contentamento e satisfação a cada um de nós: entender que o amor é um recurso infinito e que está disponível a todos. Por isso não devemos compararmos aos outros, e sim usar a nossa energia para crescimento pessoal objetivando ser muito  melhor do que somos hoje.
O amor é capaz de sucumbir todas as nossas necessidades desde que sua energia seja usada da melhor forma possível. Pense nisso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário